Experimento sobre densidade com bolinhas de naftalina

Você está aqui

Home / Experimentos de Química / Experimento sobre densidade com bolinhas de naftalina

Os vapores da naftalina podem ser prejudiciais à saúde. Por isso, tome cuidado!
Os vapores da naftalina podem ser prejudiciais à saúde. Por isso, tome cuidado!

Curtidas

0

Comentários

0

por Jennifer

Compartilhe:

Neste experimento sobre densidade, vamos mostrar como essa grandeza pode ser alterada quando misturamos um material com outras substâncias. Entre os materiais que usaremos aqui estão aquelas bolinhas de naftalina que são geralmente utilizadas em guarda-roupas para combater traças e suas larvas que causam estragos em roupas de fibras naturais, tais como lã e algodão.

A naftalina tem a capacidade de sofrer sublimação, isto é, passar diretamente do estado sólido para o gasoso. Assim, são os vapores liberados que matam as traças e suas larvas. Esses vapores são tóxicos e podem causar danos à saúde. Por isso, ao manipular bolinhas de naftalina, não as toque com as mãos e não as cheire, fechando rapidamente a sua embalagem.

Os outros materiais necessários para a realização do experimento sobre densidade com bolinha de naftalina são:

  • Um frasco transparente (de preferência, um bem estreito e comprido). Se tiver acesso a vidrarias de laboratório, uma proveta pode ser utilizada. Mas se não conseguir, pode usar um frasco plástico de xampu ou uma garrafa PET;

  • Água;

  • Vinagre;

  • Bicarbonato de sódio;

  • Colher.

Primeiro adicione um pouco de vinagre, cerca de 1/5 do volume do recipiente que você vai usar. Depois adicione água de modo a quase completar o volume (deixe sobrar uns quatro dedos). Adicione uma colher de bicarbonato de sódio e, por último, coloque algumas bolinhas de naftalina.

Você verá que as bolinhas de naftalina inicialmente ficarão no fundo do recipiente, mas depois realizarão um movimento de sobe e desce. É por isso que essa experiência é muitas vezes chamada de “elevador de naftalinas”.


Esquema de experimento com bolinhas de naftalina sobre densidade

A explicação para esse fenômeno é a mesma do experimento “sobe e desce das uvas-passas”. As bolinhas de naftalina são mais densas e, por isso, afundam. Mas o gás carbônico, que se adere a elas, diminui sua densidade, por isso elas sobem. Ao chegar à superfície, o gás é liberado e a bolinha volta a descer.

Mas de onde veio o dióxido de carbono (CO2)? Ele veio da reação química entre o vinagre e o bicarbonato de sódio. O vinagre é uma solução aquosa de ácido acético (H3C-COOH), e o bicarbonato de sódio é o sal hidrogenocarbonato de sódio ou carbonato ácido de sódio, cuja fórmula química é NaHCO3. Essas duas substâncias reagem em uma reação de dupla troca, conforme você pode ver a seguir:

NaHCO3(aq)  + H3COOH(aq)  → H3COONa(aq)  + CO2(g) + H2O(aq) 

Na+(aq)  + HCO3-(aq) + H+(aq)  + H3COO-(aq)   → Na+(aq)  + H3COO-(aq) CO2(g) + H2O(l)
                                                
HCO3-(aq)  + H+(aq)  → CO2(g) + H2O(?)

Veja que um dos produtos formados é o gás carbônico, que faz as bolinhas de naftalina subirem.

 

Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Curtidas

0

Comentários

0

por Jennifer

Compartilhe: