Ovo que flutua na água

Você está aqui

Home / Experimentos de Química / Ovo que flutua na água

O que você acha: um ovo flutua ou afunda na água?
O que você acha: um ovo flutua ou afunda na água?

Curtidas

0

Comentários

0

por Jennifer

Compartilhe:

A densidade (d) é uma grandeza que relaciona a massa (m) de um material com o volume (V) por ele ocupado e pode ser expressa pela divisão abaixo:

densidade = massa ou d = m
                    volume              V

Se um material possuir densidade menor que outro, ele irá flutuar sobre ele. O contrário também ocorre, quando o material tem densidade maior, ele afunda.

Para testar isso, vamos fazer uma experiência bem simples. Você vai precisar de:

  •  3 ovos crus (você também pode usar o mesmo ovo se quiser);
  •  3 copos de vidro;
  •  Sal;
  •  Colher;
  •  Água;
  •  Caneta;
  •  Etiquetas.

Siga os seguintes passos:

1. Usando a caneta e as etiquetas, identifique os dois copos, colocando os seguintes dizeres em cada um: “água sem sal”, “água com sal” e “mistura”;

2. Coloque água no primeiro copo;

3. Coloque o ovo e observe se ele afunda ou flutua;

4. Coloque a mesma quantidade de água no segundo copo;

5. Adicione sal e misture bem;

6. Acrescente o ovo e observe se dessa vez ele afunda ou flutua;


Esquema do experimento de densidade do ovo: na água pura, o ovo afunda; na água com sal, ele flutua.

7. Agora, você irá colocar no terceiro copo partes iguais da água sem sal e da água com sal;

8. Adicione o ovo cru e visualize onde ele se posicionará;

9- Adicione mais água doce e veja o que acontece;

10- Adicione mais água salgada e observe.

Explicação:

O ovo cru afundou no primeiro caso porque a sua densidade é maior que a da água. No momento em que acrescentamos sal na água, aumentamos a sua densidade e, dessa forma, o ovo flutua, pois sua densidade passou a ser menor que a da mistura de água e sal. Quando mais sal colocarmos, mais a densidade da água aumentará.

Isso pode ser visualizado no caso do mar Morto, em Israel, o corpo de água mais salgado do planeta (30% de salinidade). Em virtude disso, ele não consegue sustentar vida. Quando pessoas tomam banho no mar Morto, elas podem flutuar facilmente, como mostra a figura abaixo:


Mulher flutua facilmente em mar Morto

Os sais que ele contém são basicamente cloretos de magnésio, de sódio e de cálcio, que são levados até ele pelo rio Jordão e por outros rios, riachos e fontes menores. Só o rio Jordão deposita nele cerca de 850 mil toneladas de sal todo ano! Além disso, como ele se situa em uma região de baixa altitude, ele não escoa para nenhum lugar, apenas evapora, e os sais permanecem. Em um dia quente, pode acontecer de 7 milhões de toneladas de água evaporarem e, por isso, ele é o mar mais salgado que existe.


Sal do mar Morto na mão de uma pessoa

Agora, quando dosamos cuidadosamente a mistura da água com e sem sal, conseguimos produzir um líquido de densidade exatamente igual à do ovo, por isso ele não afunda nem flutua, mas permanece em suspensão no meio do líquido.

Dica:

Você pode usar esse experimento para verificar se o ovo está próprio para o consumo ou se está estragado. Se o ovo afundar, significa que você pode consumi-lo, está fresco. Isso acontece porque assim que é posto, ele preenche quase todo o volume no interior da casca e tem apenas uma pequena bolsa de ar.

No entanto, com o passar do tempo, o ovo vai perdendo água de seu interior pelos poros da casca e fica menos denso. Dentro de cerca de uma ou duas semanas, ele flutua o suficiente para se manter na vertical, no fundo do copo com água, mas ainda pode ser usado.

Mas quanto mais o tempo passa, mais a bolsa de ar vai crescendo e menos denso o ovo fica. Portanto, se ele flutua na superfície da água pura, ele não deve ser usado, pois pode causar uma intoxicação alimentar grave.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Curtidas

0

Comentários

0

por Jennifer

Compartilhe: