Sobe e desce das uvas-passas

Você está aqui

Home / Experimentos de Química / Sobe e desce das uvas-passas

As uvas-passas são mais ou menos densas que a água?
As uvas-passas são mais ou menos densas que a água?

Curtidas

0

Comentários

0

por Jennifer

08 Dec 2014

Compartilhe:

Hoje vamos explicar como você pode fazer o experimento “sobe e desce das uvas-passas”. Esse experimento é bastante simples e permite observar um fenômeno bem interessante que está relacionado com a densidade dos materiais, conforme poderá ser visto na explicação final.

Os materiais necessários para a realização desse experimento são:

  • 1 béquer (ou um copo transparente);

  • Uvas-passas;

  • 2 comprimidos antiácidos efervescentes (eles podem ser em pó também);

  • Água;

  • Uma tesoura ou faca.

Primeiro coloque água até cerca de 2/3 do béquer e corte as uvas-passas em pedaços bem pequenininhos. Em seguida, adicione os comprimidos antiácidos na água do béquer e, por fim, os pedacinhos das uvas-passas. Observe o que acontece:


Esquema de experimento sobre densidade com uvas-passas

Você verá que as uvas-passas passarão a realizar um movimento de sobe e desce. Visto que há várias delas, o efeito observado será bem interessante.

Mas por que isso acontece?

Será que uma hora esse sobe e desce de uvas-passas para completamente?

Se isso acontecer, elas afundarão ou flutuarão no líquido?

A explicação para esse fenômeno está na densidade (relação entre a massa de um material e o volume por ele ocupado: d = m/v). O material menos denso flutua sobre o mais denso, e o mais denso afunda no menos denso.

As uvas-passas são mais densas que a água, por isso, elas tendem a afundar no béquer. Porém, quando colocamos o antiácido, ele libera dióxido de carbono (CO2), que é bem menos denso que a água. As bolhas formadas por esse gás ficam presas sobre a superfície rugosa das uvas-passas, e a densidade do conjunto uva-passa + gás fica menor que a da água.

Desse modo, as uvas-passas sobem, mas quando atingem a superfície, o gás desprende-se, e elas voltam a ser mais densas que a água, descendo para o fundo do recipiente.

Esse sobe e desce de uvas-passas continua até que todo gás carbônico seja liberado e, por fim, todas as uvas-passas depositem-se no fundo do recipiente.

Você pode ver um experimento similar no artigo Experimento sobre densidade com bolinha de naftalina. Nessas duas experiências, nós diminuímos a densidade do material. O processo inverso também pode ser feito, isto é, também podemos fazer uma mistura que fique com a densidade maior que a inicial. Veja isso no experimento “Ovo que flutua na água”.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Curtidas

0

Comentários

0

por Jennifer

08 Dec 2014

Compartilhe: