Cinética Química

Home / Físico-Química / Cinética Química

A Cinética Química estuda a velocidade das reações químicas
A Cinética Química estuda a velocidade das reações químicas

Curtidas

0

Comentários

0

por Jennifer

06 Oct 2014

Compartilhe:

Quando a gasolina está armazenada em contato com o oxigênio do ar, a reação de combustão não ocorre de forma espontânea. Mas se é introduzida uma faísca, essa reação inicia-se e produz energia que move os automóveis.

Esse exemplo mostra que saber as barreiras que impedem que uma reação ocorra é algo fundamental para o uso de reações termodinamicamente favoráveis em nosso benefício. Além disso, essas informações possibilitam também controlar o tempo em que a transformação química ocorre, tornando-a mais rápida ou mais lenta, de acordo com os nossos objetivos.

A Cinética Química é a área de estudo que aborda esses aspectos, pois ela estuda a taxa de desenvolvimento ou velocidade das reações e os fatores que a influenciam.

Foi através dos estudos da Cinética Química, por exemplo, que chegamos aos catalisadores, substâncias muito utilizadas em indústrias que aceleram a velocidade de determinadas reações sem serem consumidas. O uso de catalisadores permite que muitas reações, que demorariam muito para ocorrer, processem-se mais rapidamente e tornem-se economicamente viáveis.

Por outro lado, a Cinética Química também aborda aspectos que podem ser usados para diminuir a velocidade de reações indesejáveis. É o caso da diminuição da temperatura, que pode diminuir também a taxa de rapidez da decomposição de alimentos.

Leia sobre como são determinadas as velocidades das reações químicas, quais são as condições para que elas ocorram e sobre os fatores que afetam a velocidade das reações nesta subseção que faz uma introdução ao estudo da Cinética Química.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Curtidas

0

Comentários

0

por Jennifer

06 Oct 2014

Compartilhe: