Indicadores ácido-base naturais

Você está aqui

Home / Físico-Química / Equilíbrio Químico / Indicadores ácido-base naturais

Vegetais que contêm antocianina — um indicador ácido-base natural
Vegetais que contêm antocianina — um indicador ácido-base natural

Curtidas

0

Comentários

0

por Jennifer

05 Dec 2014

Compartilhe:

Conforme explicado no texto Indicadores ácido-base, essas substâncias são capazes de mudar de cor na presença de ácidos e bases, indicando a possível faixa de pH do meio. Em laboratório, normalmente são usados indicadores sintéticos, como a fenolftaleína, azul de bromotimol, alaranjado de metila, papel de tornassol e o indicador universal.

Porém, existem algumas substâncias presentes nos vegetais e até em insetos que atuam como indicadores ácido-base naturais. Vejamos alguns exemplos:

* Antocianina: Essa substância é um pigmento da classe dos flavonoides que é responsável pelas cores azul, violeta, vermelho e rosa de muitos vegetais. Alguns exemplos são repolho roxo, beterraba, uvas, jabuticabas, amoras, folhas vermelhas e flores de pétalas coloridas, como as flores de azaleia e quaresmeira.

Para obter um indicador natural, basta realizar a maceração (empapar ou esmagar esses vegetais em água para extrair os produtos solúveis) e depois filtrar. Um exemplo disso é mostrado no experimento Indicador ácido-base com repolho roxo, no qual se usa um "suco de repolho roxo" para verificar se determinados produtos usados no cotidiano são acidos ou básicos.

Em água (pH neutro = 7), o indicador de repolho roxo tem coloração roxa, mas conforme a imagem a seguir mostra, ele muda de vermelho em solução ácida (pH < 7) para púrpura e depois verde em solução básica (pH > 7). No caso da solução ser fortemente básica, ele torna-se amarelo:


Soluções com extrato de repolho roxo funcionando como indicador de pH*

* Esculina: Essa substância está presente no tronco e nas folhas da nogueira. No entanto, para ser usada como indicador, é necessário aplicar uma luz ultravioleta sobre ela. A esculina adquire a cor azul fluorescente em pH 2 e fica incolor em pH 1,5. Note que o intervalo de pH em que ocorre a sua mudança de cor é bastante pequeno, por isso não é um indicador muito eficiente.

* Curcumina: está presente nas raízes da planta curcuma longa e pertence à família do gengibre. Ela adquire cor amarela em pH igual a 7,4 e vermelha em pH igual a 8,6.


A curcumina é um indicador de pH natural 


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Curtidas

0

Comentários

0

por Jennifer

05 Dec 2014

Compartilhe: