Oxidorredução

Home / Físico-Química / Oxidorredução

A formação da ferrugem é resultado de uma série de complexas reações de oxirredução
A formação da ferrugem é resultado de uma série de complexas reações de oxirredução

Curtidas

0

Comentários

0

por Jennifer

Compartilhe:

As reações de oxirredução ou oxidorredução são aquelas que ocorrem com transferência de elétrons entre as espécies químicas envolvidas. Esse nome baseia-se no fato de que sempre que uma espécie perde elétrons, ou seja, sofre oxidação, outra espécie recebe esses elétrons, sofrendo redução. Assim, a oxidação e a redução são processos contrários que ocorrem simultaneamente.

Reações importantes, tais como a fotossíntese, a corrosão dos metais (como o enferrujamento) e as reações que ocorrem dentro das pilhas e baterias (estudadas na eletroquímica), são exemplos de reações de oxirredução no dia a dia.

Esse conteúdo está intimamente relacionado com o estudo da Eletroquímica. Mas antes de introduzir seus estudos nessa área da Química, você precisa primeiro saber reconhecer uma reação de oxirredução, identificar quem sofre oxidação e quem sofre redução, quem é o agente redutor e o agente oxidante, o que é Nox (número de oxidação) e saber realizar o balanceamento de equações de oxirredução.

Foi com esses objetivos que esta subseção foi preparada. Estude com base nos artigos abaixo e saiba tudo sobre as reações que envolvem transferência de elétrons.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Curtidas

0

Comentários

0

por Jennifer

Compartilhe: