Soluções

Home / Físico-Química / Soluções

As diferentes cores que as soluções químicas podem adquirir estão relacionadas com os íons presentes no meio
As diferentes cores que as soluções químicas podem adquirir estão relacionadas com os íons presentes no meio

Curtidas

0

Comentários

0

por Jennifer

Compartilhe:

As soluções são misturas homogêneas de duas ou mais substâncias. A salmoura (mistura de água e sal), por exemplo, é uma solução líquida; o ar é uma solução gasosa, e o aço é uma solução sólida. A substância que se encontra dissolvida é chamada de soluto, enquanto a substância que dissolve o soluto é denominada de solvente.

Em laboratórios e indústrias químicas há uma grande utilização das soluções químicas, geralmente formadas pela dissolução de algum sal, ácido ou base em água. Assim, torna-se necessário medir a quantidade de soluto presente em determinada quantidade de solvente ou de solução. Essa medida é chamada de concentração.

Existem vários tipos de concentração: comum, em quantidade de matéria, em ppm (partes por milhão), em porcentagem em volume ou em massa (título), entre outras. Por isso, separamos, dentro da seção de Físico-Química, uma subseção que trata somente de aspectos diretamente relacionados com o estudo das soluções químicas.

Entre os assuntos abordados aqui, há textos que ensinam como calcular os diferentes tipos de concentração das soluções, como é realizada a sua diluição, como proceder quando há uma mistura de soluções que reagem entre si ou quando elas não reagem, além das técnicas de análises volumétricas das soluções que são realizadas em laboratório, como a titulação ácido-base.

Bons estudos!


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Curtidas

0

Comentários

0

por Jennifer

Compartilhe: