Venenos e inibidores na Cinética Química

Você está aqui

Home / Físico-Química / Cinética Química / Venenos e inibidores na Cinética Química

O ácido cítrico é um inibidor utilizado em alguns alimentos
O ácido cítrico é um inibidor utilizado em alguns alimentos

Curtidas

0

Comentários

0

por Diogo

Compartilhe:

O estudo da velocidade de uma reação química é importante em vários ramos da atividade humana, como é o caso das atividades industriais. Muitos químicos buscam melhorar e ampliar a velocidade de reações químicas para que os processos industriais possam ocorrer com maior velocidade, aumentando a produção e gastando um menor tempo.

Os catalisadores, por exemplo, são utilizados para aumentar a velocidade de uma reação. Todavia, existem certas substâncias, mais especificadamente os venenos e inibidores, que, ao serem adicionadas em um meio reacional, agem de forma a prejudicar a ação dos catalisadores. Vejamos as principais características dos venenos e inibidores:

  • Venenos: substâncias que diminuem ou anulam completamente a ação de um catalizador. Podem aparecer na reação como um dos produtos ou impurezas, fazendo com que a velocidade da reação diminua a ponto até de parar uma produção industrial.

Exemplo: a utilização de platina na combustão do dióxido de enxofre (SO2) faz com que a reação ocorra de forma muito rápida. Todavia, quando o arsênio é adicionado ao meio reacional, o processo simplesmente para, já que ele atua como um veneno.

O trióxido de enxofre é formado quando o dióxido de enxofre sofre combustão sem a presença de arsênio
O trióxido de enxofre é formado quando o dióxido de enxofre sofre combustão sem a presença de arsênio

  • Inibidores: são substâncias que atuam apenas diminuindo a velocidade de uma reação. Eles são muito utilizados quando reações químicas processam-se de forma muito rápida.

Exemplo: um ótimo exemplo de inibidores são os chamados conservantes de alimentos, bebidas e remédios. Outro exemplo é a adição de um ácido à água oxigenada, o que faz com que ela sofra decomposição de forma mais lenta.

Observação: Alguns estudos apontam que os inibidores apresentam a capacidade de modificar o caminho de uma reação. Todavia, quando ele é consumido, a reação volta a ter seu curso normal.


Por Me. Diogo Lopes Dias

Curtidas

0

Comentários

0

por Diogo

Compartilhe: