Química Ambiental

Home / Química Ambiental

A Química Ambiental procura descrever as bases científicas dos processos que causam impactos ambientais e como eles podem ser revertidos
A Química Ambiental procura descrever as bases científicas dos processos que causam impactos ambientais e como eles podem ser revertidos

Curtidas

0

Comentários

0

por Jennifer

Compartilhe:

O nosso planeta, que é realmente único, é fruto de milhões de reações químicas que se processam a cada segundo. Apenas para citar alguns exemplos, temos o equilíbrio químico entre os gases oxigênio e ozônio na camada de ozônio da atmosfera, a reação de fotossíntese realizada pelas plantas, além dos ciclos do carbono, do nitrogênio, da água, entre outros.

Mas a Química voltada para o estudo dos processos ambientais atualmente se volta principalmente para a compreenção de reações químicas e processos que vêm causando a devastação do meio ambiente, as suas consequências e como esses efeitos podem ser revertidos de acordo com os fatos e evidências científicas.

A Química Ambiental passou a ser uma preocupação mundial e tema de debates em todos os ramos da sociedade principalmente a partir da década de 1980, quando pesquisas e dados científicos passaram a apontar para as consequências da ação humana sobre a atmosfera, água e solo.

Nesta seção você poderá ler textos que abordam a Química do Meio Ambiente especialmente relacionada com os problemas ambientais, a saber: chuva ácida, intensificação do efeito estufa, aquecimento global, smog fotoquímico e industrial, problema do aumento do lixo urbano, destruição da camada de ozônio, uso indiscriminado de pesticidas, entre outros.

Aqui você encontrará também possíveis ações que estão sendo desenvolvidas para solucionar ou, pelo menos, minimizar os efeitos desses processos químicos que envolvem mudanças na natureza e que comprometem a saúde humana e de todo o planeta.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Curtidas

0

Comentários

0

por Jennifer

Compartilhe: