Elementos Químicos e a Tabela Periódica

Home / Química Geral / Elementos Químicos e a Tabela Periódica

Os elementos químicos que compõem todas as substâncias conhecidas estão listados na tabela periódica
Os elementos químicos que compõem todas as substâncias conhecidas estão listados na tabela periódica

Curtidas

0

Comentários

0

por Jennifer

29 Sep 2014

Compartilhe:

O desenvolvimento científico e tecnológico tornou possível a descoberta e identificação de diversos átomos que compõem os elementos químicos. No início do século XIX eram conhecidos somente 30 elementos, mas hoje sabemos da existência de mais de 100.

Os cientistas perceberam que determinados grupos de elementos químicos possuíam propriedades semelhantes que se repetiam em intervalos regulares, isto é, periodicamente. Assim, surgiu uma busca incansável pela descoberta da lei periódica que organizava os elementos químicos.

A que se mostrou mais coesa foi a de Dmitri Ivanovich Mendeleyev (1834-1907), que propôs que as propriedades dos elementos eram consideradas funções periódicas de suas massas atômicas. Por essa razão, Mendeleyev foi considerado o criador da Tabela Periódica.

Entretanto, ao longo do tempo, a Tabela Periódica dos Elementos Químicos sofreu algumas modificações. Por exemplo, em 1913, Henry Gwyn Jeffreys Moseley (1887-1915) provou que as propriedades dos elementos variavam periodicamente em função da quantidade de prótons existente no núcleo dos átomos dos elementos (carga nuclear) — que passou a ser denominada Número Atômico (Z) —, e não em função da massa atômica. Assim, a tabela periódica atual organiza os elementos químicos em ordem crescente de número atômico.

O estudo da tabela periódica dos elementos químicos é algo muito importante porque permite a determinação de várias propriedades e o comportamento dos elementos e das substâncias que eles compõem. Você não precisa decorar essa tabela, mas sim entender como ela funciona para que possa usá-la sempre que necessário.

Esta subseção foi preparada para ajudá-lo a compreender a Tabela Periódica e como consultá-la. Por isso, faça bom proveito! Bons estudos!


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Curtidas

0

Comentários

0

por Jennifer

29 Sep 2014

Compartilhe: