Estequiometria

Home / Química Geral / Estequiometria

Nos cálculos estequiométricos, as medições devem ser bem precisas, o que geralmente é feito com o uso de balanças analíticas
Nos cálculos estequiométricos, as medições devem ser bem precisas, o que geralmente é feito com o uso de balanças analíticas

Curtidas

0

Comentários

0

por Jennifer

Compartilhe:

A palavra estequiometria vem do grego stoikhein = “elemento” e metron = “medição”. Ela foi usada pela primeira vez em 1792 por Jeremias Benjamin Richter para fazer referência às medidas dos elementos químicos nas substâncias. Assim, de forma resumida, a Estequiometria refere-se ao ramo da Química que realiza cálculos de quantidades de reagentes e/ou produtos de reações químicas, baseando-se nas leis dessas reações. Dessa forma, refere-se às informações quantitativas relacionadas com fórmulas e equações químicas que são obtidas por meio dos chamados cálculos estequiométricos.

Por meio dos cálculos estequiométricos, uma indústria pode descobrir, por exemplo, se será viável produzir determinado material, pois é possível verificar quanto de reagente será necessário para produzir determinada quantidade de produto.

A Estequiometria baseia-se em leis específicas, tais como as leis ponderais e as leis volumétricas, além de valores fixos das substâncias, como o número de mol, as massas molares em g/L, o volume molar dos gases, a constante de Avogadro e as proporções estequiométricas obtidas pelo balanceamento das equações químicas.

Os textos apresentados nesta seção de Estequiometria explicam como relacionar esses valores por meio de regras de três para chegar ao resultado desejado dos cálculos estequiométricos, além de auxiliá-lo a levar em consideração fatores como o reagente em excesso e o reagente limitante, presença de impurezas e a relação entre o rendimento teórico e o rendimento real.

Estude bem esse conteúdo, pois ele é o assunto de Química mais cobrado em exames e vestibulares de todo o país!


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Curtidas

0

Comentários

0

por Jennifer

Compartilhe: