Estudo dos Gases

Home / Química Geral / Estudo dos Gases

O ar é uma mistura de gases
O ar é uma mistura de gases

Curtidas

0

Comentários

0

por Jennifer

01 Oct 2014

Compartilhe:

Embora não possamos vê-los, os gases estão presentes em aspectos importantes de nossa vida. Nós respiramos oxigênio e eliminamos gás carbônico, ao contrário das plantas, que realizam o processo inverso na fotossíntese, isto é, absorvem o dióxido de carbono presente no ar e liberam oxigênio. O ar é uma mistura gasosa composta principalmente de gás nitrogênio (cerca 80%) e de oxigênio (cerca de 19%). O gás metano (CH4) é o principal constituinte do gás natural que é usado como fonte de energia. O ozônio (O3) é um gás presente na camada de ozônio que fornece uma proteção contra os raios ultravioleta do Sol. Os gases butano e propano compõem o gás de cozinha que usamos para preparar alimentos. Viu como há uma infinidade de exemplos que demarca bem como os gases fazem parte de nosso cotidiano?

Os gases também são responsáveis por alguns problemas ambientais. Os óxidos de nitrogênio e de oxigênio, por exemplo, que são lançados na atmosfera por meio da queima de impurezas presentes nos combustíveis, reagem com a água da chuva, originando, assim, a chuva ácida. O gás carbônico e o metano são também responsáveis pelo efeito estufa, que, em si mesmo, é algo bom para o planeta. Mas visto que a concentração desses gases na atmosfera está aumentando, esse efeito é intensificado e leva ao aquecimento global.

Esses exemplos evidenciam a importância do estudo dos gases. Visto que todos os gases comportam-se de maneira similar, um mesmo conjunto de equações pode ser utilizado para estudar e predizer o comportamento deles.

Assim, esta seção foi preparada com textos que investigam a natureza dos gases, explicando qual é o comportamento observado para os gases ideais, quais são as equações e leis que podem ser usadas para relacionar e mensurar as suas variáveis de estado (pressão, volume e temperatura), tais como a equação de estado dos gases e a equação geral dos gases, e as relações entre as propriedades das partículas individuais e as de massa gasosa.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Curtidas

0

Comentários

0

por Jennifer

01 Oct 2014

Compartilhe: