Fenômenos Físicos e Químicos

Você está aqui

Home / Química Geral / Fenômenos Físicos e Químicos

O papel amassado e o papel queimado são, respectivamente, um fenômeno físico e um químico
O papel amassado e o papel queimado são, respectivamente, um fenômeno físico e um químico

Curtidas

0

Comentários

0

por Jennifer

Compartilhe:
Por Jennifer Rocha

Em Química, um fenômeno é simplesmente uma transformação sofrida pela matéria. Basicamente existem dois tipos principais de fenômenos, os físicos e os químicos.

Os fenômenos físicos são aqueles em que a constituição do material não muda. Por exemplo, digamos que você amasse um papel. Nesse caso, ele sofreu uma transformação na sua forma, tamanho e aparência, mas continua sendo um papel. Esse é, portanto, um fenômeno físico.

O mesmo ocorre quando a água está no estado sólido e derrete (fusão), ela continua sendo constituída de moléculas de H2O, o que muda é o arranjo no espaço dessas moléculas. O diagrama abaixo nos mostra isso, pois em qualquer um dos seus três estados de agregação (sólido, líquido e gasoso), a constituição é a mesma. Porém, no estado sólido, as moléculas estão mais próximas umas às outras; no estado líquido, estão mais afastadas, e, no gasoso, estão mais distantes ainda. Isso resulta nas diferenças de características macroscópicas que observamos, tais como o volume e a forma, mas são apenas diferenças físicas.

Mudanças de estados físicos da água
Mudanças de estados físicos da água

Por outro lado, os fenômenos químicos são aqueles em que a constituição do material muda. Por exemplo, se agora pegarmos o papel mencionado anteriormente e o queimarmos, ele não será mais papel, pois antes ele era constituído de celulose, mas reagiu com o oxigênio presente no ar e originou gás carbônico e vapor de água, na fumaça, além de carvão (cinzas do papel). Assim, a natureza da matéria foi alterada.

Portanto, todo fenômeno químico corresponde, na verdade, a uma reação química, em que os materiais iniciais são chamados de reagentes e os finais são chamados de produtos. Essas reações costumam ser representadas por equações químicas que seguem o esquema a seguir:

REAGENTES → PRODUTOS

Por exemplo, o etanol (álcool comum) reage com o oxigênio do ar, entrando em combustão. Essa é uma reação química, que se for completa, origina gás carbônico e vapor de água. Sua equação é dada por:

C2H5OH(l)   +   3 O2(g)   →   2 CO2(g)   +   3 H2O(v)
         ETANOL    GÁS OXIGÊNIO   GÁS CARBÔNICO   ÁGUA           


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Curtidas

0

Comentários

0

por Jennifer

Compartilhe: