Química Inorgânica

Home / Química Inorgânica

A Química Inorgânica estuda as substâncias e as reações que envolvem a maioria dos elementos da tabela periódica
A Química Inorgânica estuda as substâncias e as reações que envolvem a maioria dos elementos da tabela periódica

Curtidas

0

Comentários

0

por Jennifer

29 Sep 2014

Compartilhe:

Denomina-se Química Inorgânica a área da Química que estuda os elementos diferentes do carbono e os compostos que eles formam.

A criação dessa área tornou-se necessária porque o carbono é um elemento tetravalente (realiza quatro ligações) e é capaz de ligar-se entre si, formando as cadeias carbônicas que compõem uma quantidade muito grande de compostos. A Química Orgânica é o ramo que estuda esses compostos formados por carbonos, e a Química Inorgânica estuda os demais compostos.

Na metade do século XVIII, quando a divisão das substâncias inorgânicas das orgânicas foi criada, a ideia inicial era a de que a Química Inorgânica estudaria os compostos de origem mineral, enquanto a Química Orgânica estudaria os compostos de origem vegetal e animal. De fato as substâncias inorgânicas são, direta ou indiretamente, de origem mineral, e isso inclui até mesmo alguns compostos que contêm o carbono, como o calcário (carbonato de cálcio – CaCO3), o dióxido de carbono (CO2), o monóxido de carbono (CO), o ácido carbônico (H2CO3), o carbonato de sódio (Na2CO3) e o bicarbonato de sódio (NaHCO3). Porém, esse conceito inicial que diferenciava a Química Inorgânica da Química Orgânica não estava totalmente correto no sentido de que as substâncias orgânicas não são unicamente produzidas em vegetais e animais, mas também podem ser sintetizadas em laboratório. Todavia, todas elas são formadas principalmente pelo carbono e, portanto, esse passou a ser o ponto de diferença entre a Química Inorgânica e a Química Orgânica.

As substâncias inorgânicas são divididas em quatro funções, que são: ácidos, bases, sais e óxidos. Esses compostos podem ter afinidade química e produzir vários tipos de reações importantes. Por isso, esta seção de Química Inorgânica possui duas subseções principais: Funções Inorgânicas e Reações Químicas. Acesse-as e veja como as substâncias inorgânicas estão presentes em produtos de higiene e limpeza, em medicamentos, na medicina, nos alimentos, na agricultura, entre outros aspectos essenciais.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Curtidas

0

Comentários

0

por Jennifer

29 Sep 2014

Compartilhe: