Ácido Clorídrico

Você está aqui

Home / Química Inorgânica / Ácido Clorídrico

O ácido clorídrico é uma solução aquosa incolor que costuma conter cerca de 35% em massa de gás cloreto de hidrogênio
O ácido clorídrico é uma solução aquosa incolor que costuma conter cerca de 35% em massa de gás cloreto de hidrogênio

Curtidas

0

Comentários

0

por Jennifer

Compartilhe:

O ácido clorídrico é uma solução aquosa de cloreto de hidrogênio (HCl), um gás incolor ou levemente amarelado, não inflamável e tóxico, obtido como subproduto da cloração do benzeno ou de outros hidrocarbonetos.

Segundo a teoria de Arrhenius, um ácido é toda substância que em solução aquosa libera como único cátion o hidrogênio (H+) ou, mais corretamente, que forma o cátion hidrônio (H3O+). Assim, conforme mostrado no texto “Ácidos”, é isso o que ocorre com o HCl em solução aquosa.

Esse gás é um composto covalente formado pelo compartilhamento de um par de elétrons entre o hidrogênio e o cloro. O cloro é mais eletronegativo que o hidrogênio e, por isso, atrai os elétrons mais fortemente para si, criando um dipolo elétrico na molécula.

Fórmulas químicas do HCl
Fórmulas químicas do HCl

Desse modo, quando o cloreto de hidrogênio é colocado em água, o hidrogênio da molécula de HCl, que está positivamente carregado, é atraído pelo oxigênio da molécula de água, que é mais eletronegativo que o cloro. Desse modo, estabelece-se uma ligação covalente que forma o cátion hidrônio (H3O+) em solução aquosa, ou seja, ocorre uma ionização:

HCl(g) + H2O(l) H3O+(aq) + Cl-(aq)

ou

HCl(aq) H+(aq) + Cl-(aq)

Visto que possui íons em solução, o ácido clorídrico é uma solução eletrolítica, ou seja, que conduz corrente elétrica:

Ionização do ácido clorídrico com formação de uma solução eletrolítica forte
Ionização do ácido clorídrico com formação de uma solução eletrolítica forte

O ácido clorídrico possui alto grau de ionização (α = 92,5% a 18ºC), por isso ele é um ácido forte e corrosivo. Ele é usado na limpeza e decapagem de metais, na produção de tintas, couros e corantes; na redução de ouro, na acidificação em poços de petróleo (para dissolver uma parte das rochas e facilitar o fluxo do petróleo até a superfície), na hidrólise de amidos e proteínas, bem como em reações de formação de haletos orgânicos. Em sua forma impura, o ácido clorídrico, conhecido comercialmente como ácido muriático, é usado em limpeza de pisos, paredes de pedra, de azulejos, entre outros.

Para ser usado pelas indústrias, o ácido clorídrico costuma ser comercializado como solução aquosa em torno de 35%. Ele é um ácido volátil, ou seja, em condições ambientes, passa facilmente para o estado de vapor, pois seu ponto de ebulição é igual a -85 ºC.

Além disso, o ácido clorídrico é o principal componente do suco gástrico presente em nosso estômago, sendo o responsável por facilitar a digestão dos alimentos.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Curtidas

0

Comentários

0

por Jennifer

Compartilhe: