Funções Inorgânicas

Home / Química Inorgânica / Funções Inorgânicas

Acima temos as fórmulas químicas das substâncias inorgânicas
Acima temos as fórmulas químicas das substâncias inorgânicas

Curtidas

0

Comentários

0

por Jennifer

29 Sep 2014

Compartilhe:

Como existe uma quantidade muito grande de substâncias inorgânicas, elas passaram a ser divididas em grupos para facilitar seus estudos. Esses grupos são chamados de funções inorgânicas.

Existem quatro funções inorgânicas: ácidos, bases, sais e óxidos. Cada função dessas é composta por substâncias que apresentam propriedades químicas semelhantes, isto é, que possuem o mesmo comportamento diante de determinados compostos químicos. Isso ocorre em virtude das semelhanças em suas fórmulas químicas (na sua composição).

No Ensino Médio, a teoria mais usada para diferenciar as funções inorgânicas é a Teoria da dissociação iônica de Arrhenius (com exceção dos óxidos). Essa teoria considera o comportamento das substâncias inorgânicas em meio aquoso.

Visto que todos esses compostos são iônicos, isto é, capazes de formar íons (átomos ou grupos de átomos com carga elétrica através da perda ou ganho de elétrons), os íons formados são observados quando eles são dissolvidos em água. Basicamente, os que formam íons semelhantes ou iguais pertencem à mesma função.

Entenda melhor o que diferencia as funções inorgânicas e como esses compostos estão presentes em nossas vidas por meio dos textos listados abaixo.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Curtidas

0

Comentários

0

por Jennifer

29 Sep 2014

Compartilhe: