Reações de análise ou decomposição

Você está aqui

Home / Química Inorgânica / Reações Químicas / Reações de análise ou decomposição

A pirólise é um tipo de reação de decomposição que origina o bio-óleo ou alcatrão pirolítico
A pirólise é um tipo de reação de decomposição que origina o bio-óleo ou alcatrão pirolítico

Curtidas

0

Comentários

0

por Jennifer

Compartilhe:

As reações de análise ou decomposição são aquelas que possuem um único reagente e originam dois ou mais produtos. Genericamente, temos:

A → B + C

Antigamente era muito comum na panificação adicionar-se o bromato de potássio (KBrO3) à farinha de trigo para que o pão ficasse mais fofinho. Quando a massa do pão é levada ao forno, o aumento da temperatura provoca a reação de decomposição do bromato de potássio com formação de brometo de potássio e gás oxigênio, o que provoca a expansão do pão. Veja a equação que corresponde a essa reação a seguir:

2 KBrO3 → 2 KBr + 3 O2

No entanto, o uso do bromato de potássio (KBrO3) foi proibido, pois, segundo o informe técnico nº 39, de 7 de janeiro de 2009, da ANVISA (Agência de Vigilância Sanitária), o brometo (BrO3-) é considerado uma substância carcinogênica.

Outro exemplo é a reação química que ocorre nos airbags dos carros. Esses componentes de segurança possuem em seu interior um composto chamado azida de sódio (NaN3). No momento em que o automóvel sofre uma colisão, um dispositivo dos airbags é acionado e a temperatura faz com que a azida decomponha-se em gás nitrogênio e em sódio metálico. Veja essa reação de decomposição a seguir:

2 NaN3(s) →3 N2(g) + 2 Na(s)

O gás nitrogênio formado é o responsável pelo airbag inflar e proteger o motorista.

Airbag inflado depois de uma reação de decomposição
Airba
g inflado depois de uma reação de decomposição

Alguns tipos de reações de decomposição recebem nomes específicos que terminam com “lise”, termo que vem do grego e indica “quebra”. Os prefixos que vêm antes desse termo indicam o que causou a “quebra” ou decomposição da substância para a formação de outras. Veja os três principais casos:

* Pirólise: Piro significa “fogo”, logo, J é uma reação de decomposição que ocorre pela ação do calor. Isso é indicado na reação química através do símbolo Δ acima da seta. Veja um exemplo:

Exemplo de reação de decomposição – pirólise
Exemplo de reação de decomposição – pirólise

Nas indústrias, esse tipo de reação é chamado de calcinação.

Uma aplicação importante da pirólise é na obtenção do alcatrão pirolítico, também chamado de bio-óleo. Ele é obtido pela decomposição térmica de biomassa (material orgânico) na ausência total ou parcial de oxigênio. Esse biocombustível tem sido considerado uma alternativa energética que pode substituir os derivados do petróleo.

* Eletrólise: É uma reação de decomposição que ocorre pela passagem de eletricidade por um líquido iônico. Ao passar corrente elétrica pelo sal de cozinha (cloreto de sódio) fundido, por exemplo, formam-se o sódio metálico e o gás cloro.

Reação de decomposição do sal por eletrólise
Reação de decomposição do sal por eletrólise

Na realidade, ocorrem reações de oxidação e redução mais complexas que resultam nesses produtos. Mas podemos resumir da forma como apresentamos.

* Fotólise: É a decomposição pela ação da luz, que é representada pelo símbolo λ. A seguir temos a equação química que representa a reação de decomposição da água oxigenada na presença de luz. É por isso que essa substância costuma ser guardada em recipientes escuros ou opacos que impedem a entrada de luz e sua consequente decomposição.

Decomposição da água oxigenada – exemplo de fotólise
Decomposição da água oxigenada – exemplo de fotólise


Por  Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Curtidas

0

Comentários

0

por Jennifer

Compartilhe: