Reações de Neutralização

Você está aqui

Home / Química Inorgânica / Reações Químicas / Reações de Neutralização

As reações de neutralizaçao são chamadas dessa forma porque o ácido é neutralizado pela base, tornando o pH do meio neutro
As reações de neutralizaçao são chamadas dessa forma porque o ácido é neutralizado pela base, tornando o pH do meio neutro

Curtidas

0

Comentários

0

por Jennifer

Compartilhe:

Quando misturamos um ácido e uma base, uma substância irá neutralizar as propriedades da outra, pois elas reagem quimicamente entre si e, por isso, essa reação é denominada de reação de neutralização.

Segundo a teoria de Arrhenius, o ácido libera em meio aquoso como único cátion o hidrogênio (H+), enquanto a base libera como único ânion a hidroxila (OH-); portanto, quando colocados para reagir, o H+ do ácido reage com o OH- da base e esses íons neutralizam-se, formando a água que possui pH 7 (meio neutro, se a neutralização for total).

Além disso, o cátion da base reage com o ânion do ácido, formando um sal, por isso, esse tipo de reação é também chamado de reação de salificação. Abaixo temos um exemplo genérico de reação de neutralização:

Ácido + Base → Sal + Água
HA + BOH → AB + H2O

Por exemplo, o suco de limão é de caráter ácido, com pH aproximadamente igual a 3,0; já o leite de magnésia possui caráter básico, pois ele é constituído de uma solução aquosa da base hidróxido de magnésio (Mg(OH)2). Se formos adicionando leite de magnésia ao suco de limão, o pH do meio aumentará gradativamente até que o ácido do suco de limão seja totalmente neutralizado, ou seja, todos os átomos de hidrogênio ionizáveis do ácido reagirão com todos os ânions hidroxila da base.

O suco de limão é ácido, seu pH é cerca de 3
O suco de limão é ácido, seu pH é cerca de 3

O leite de magnésia é usado como antiácido estomacal exatamente por isso, pois ficamos com aquela sensação de azia e queimação no estômago quando o organismo produz uma quantidade maior de suco gástrico, que contém ácido clorídrico (HCl). Desse modo, o hidróxido de magnésia contido no leite de magnésia neutraliza o ácido do estômago. Outros antiácidos podem conter também outras bases fracas que reagem dessa mesma forma, como o hidróxido de alumínio (Al(OH)3).

O leite de magnésia e os antiácidos são constituídos de bases fracas
O leite de magnésia e os antiácidos são constituídos de bases fracas

As reações de neutralização podem originar três tipos de sais: neutros, ácidos ou básicos. Isso acontece porque podem ocorrer dois tipos de neutralização. Observe:

1. Neutralização total: Quando a quantidade de cátions H+ provenientes do ácido é igual à quantidade de ânions OH- provenientes da base.

Nas reações de neutralização total são sempre formados sais neutros. Dessa forma, a reação ocorre entre ácidos e bases em que ambos são fracos ou, então, ambos são fortes.

Exemplos:

  • Reações entre ácidos e bases fortes:

HCl + NaOH → NaCl + H2O

Observe que cada molécula do ácido produziu 1 íon H+ e cada molécula da base produziu também apenas 1 íon OH-.

3 HCl + Al(OH) 3 → Al(Cl)3 + 3H2O

Cada molécula do ácido produziu 3 íons H+ e cada molécula da base produziu também apenas 3 íons OH-.

  • Reações entre ácido e base fracos:

2 HNO3 + Mg(OH) 2 → Mg(NO3)2 + 2 H2O

Cada molécula do ácido produziu 2 íons H+ e cada molécula da base produziu também apenas 2 íons OH-.

HCN + NH4OH → NH4CN+ H2O

Observe que cada molécula do ácido produziu 1 íon H+ e cada molécula da base produziu também apenas 1 íon OH-.

2. Neutralização parcial: Quando a quantidade de cátions H+ provenientes do ácido não é a mesma quantidade de ânions OH- provenientes da base. Dessa forma, a neutralização não ocorre por completo e, dependendo de quais íons estão em maior quantidade no meio, o sal formado pode ser básico ou ácido.

Exemplos:

HCl + Mg(OH)2 → Mg(OH)Cl + H2O

Nesse caso, enquanto o ácido libera apenas um cátion H+, a base libera dois ânions OH-. Assim, os ânions OH- não são neutralizados totalmente e é formado um sal básico, que também é chamado de hidróxissal.

H3PO4 + NaOH → NaH2PO4 + H2O

Já nesse outro exemplo, foi o ácido que liberou mais íons (3) que a base (1). Assim, os cátions H+ não foram totalmente neutralizados e um sal ácido foi originado, que também é denominado de hidrogenossal.

Os sais ácidos também podem ser formados através de reações de neutralização entre um ácido forte (HCl, HNO3, HClO4 etc.) e uma base fraca (NH3, C6H5NH2 - anilina - etc.). Por outro lado, os sais básicos podem ser formados em reações de neutralização entre um ácido fraco (CH3COOH, HF, HCN etc.) e uma base forte (NaOH, LiOH, KOH etc.). Veja:

  • Reação entre ácido forte e base fraca→ Sal de caráter ácido:

HNO3 + AgOHAgNO3 + H2O

  • Reação entre ácido fraco e base forte→ Sal de caráter básico:

2 H3BO3 + 3 Ca(OH)2Ca3(BO3)2 + 6 H2O


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Curtidas

0

Comentários

0

por Jennifer

Compartilhe: