Reações químicas de dupla troca entre sais

Você está aqui

Home / Química Inorgânica / Reações Químicas / Reações químicas de dupla troca entre sais

Quando misturamos soluções de sais diferentes, temos uma dupla troca entre esses sais
Quando misturamos soluções de sais diferentes, temos uma dupla troca entre esses sais

Curtidas

0

Comentários

0

por Diogo

15 Jul 2015

Compartilhe:

As reações químicas de dupla troca entre sais seguem o padrão de qualquer outra reação de dupla troca, ou seja, nos reagentes dessas reações, há duas substâncias compostas (substâncias que apresentam mais de um elemento químico) que apresentam sempre um cátion e um ânion.

O principio de uma reação de dupla troca também é sempre o mesmo. Nessas reações, o cátion (X) de uma substância XZ interage com o ânion (W) de outra substância YW e o ânion (Z) da XZ interage com o cátion (Y) da YW, resultando assim em duas trocas. Veja um esquema geral de uma reação de dupla troca:

XZ + YW → XW + YZ

Assim, quando uma reação de dupla troca acontece, sempre temos duas substâncias compostas nos reagentes e duas substâncias composta nos produtos. A natureza das substâncias presentes nos reagentes também se repete nos produtos, ou seja:

sal + ácido → sal + ácido

sal + base → sal + base

sal + sal → sal + sal

No exemplo abaixo, temos a confirmação de que, quando ocorrem reações químicas de dupla troca entre sais, os regentes e os produtos serão sempre, obrigatoriamente, dois sais. Veja o exemplo:

NaCl + KI → NaI + KCl

OBS.: Vale ressaltar que sal é todo composto que apresenta um cátion diferente do H+ e um ânion diferente de OH-.

Sempre que uma reação de dupla troca entre sais é realizada, os reagentes sempre são dissolvidos em água primeiramente para depois serem misturados. O detalhe é que consideramos que a reação aconteceu apenas se houver a formação de um sal praticamente insolúvel como produto.

Isso ocorre porque, se o sal é praticamente insolúvel, ele não se dissoverá em água, ficando visível a olho nu. Assim, quando misturamos duas soluções aquosas com sais diferentes e o resultado é a formação de um sólido visível na mistura, dizemos que a reação aconteceu. Caso os produtos da reação sejam apenas sais solúveis, a reação não aconteceu.

Para saber se uma reação de dupla troca entre sais ocorrerá ou não, é necessário conhecer os critérios para definir se um sal é solúvel ou praticamente insolúvel. A tabela a seguir apresenta dados que informam quando um sal será praticamente insolúvel ou solúvel:

Conhecendo a tabela acima e tudo o que foi proposto sobre dupla troca entre sais, acompanhe os exemplos e veja como é fácil determinar se a reação entre os sais acontecerá ou não (somente a olha nu).

1º)

MgCO3 + NaCl → Na2CO3 + MgCl2

Nesse exemplo, temos no produtos a formação do MgCl2, que é solúvel (o Cl só é praticamente insolúvel com o Pb, Ag, Cu e Hg), e do Na2CO3, que também é um sal solúvel (já que o CO3 com o Na forma sal solúvel). Como todos os sais formados são solúveis, consideramos que a reação não ocorreu.

2º)

AgBr + Al2S3 → AlBr3 + Ag2S

Nesse exemplo, temos no produto a formação do Ag2S, que é um sal praticamente insolúvel (o S com a Ag forma sal insolúvel), e do AlBr3, que é um sal solúvel (já que o Br com Ag, Cu, Hg e Pb forma sal praticamente insolúvel). Como pelo menos um dos sais formados é praticamente insolúvel, consideramos que a reação ocorreu.

3º)

(NH4)2SO4 + Li3PO4 → (NH4)3PO4+ Li2SO4

Nesse exemplo, temos no produtos a formação do Li2SO4, que é solúvel (porque o SO4 com o Li, que é da família IA, forma sal solúvel), e do (NH4)3PO4, que também é um sal solúvel (já que o PO4 com qualquer elemento da IA ou o NH4 forma sal solúvel). Como todos os sais formados são solúveis, consideramos que a reação não ocorreu.

4º)

BaSO3 + KClO2 → K2SO3 + Ba(ClO2)2

Nesse exemplo, temos no produto a formação do Ba(ClO2)2, que é um sal praticamente insolúvel (porque o ClO2 com o Ba, que é da família IIA, forma sal insolúvel), e do K2SO3, que é um sal solúvel (já que o SO3 com o K, que é da família IA, forma sal solúvel). Como pelo menos um dos sais formados é praticamente insolúvel, consideramos que a reação ocorreu.


Por Me. Diogo Lopes Dias

Curtidas

0

Comentários

0

por Diogo

15 Jul 2015

Compartilhe: