Química Orgânica

Home / Química Orgânica

A Química Orgânica estuda os compostos formados principalmente pelo carbono (simbolizado pelas bolas pretas na molécula acima)
A Química Orgânica estuda os compostos formados principalmente pelo carbono (simbolizado pelas bolas pretas na molécula acima)

Curtidas

0

Comentários

0

por Jennifer

07 Oct 2014

Compartilhe:

A Química Orgânica recebeu inicialmente essa denominação porque ela estudava compostos que eram encontrados somente em organismos vivos, como animais e vegetais. Porém, essa definição ficou ultrapassada e precisou ser substituída porque, em 1825, o médico alemão Friedrich Wöhler (1800-1882) conseguiu sintetizar em laboratório a ureia ((NH2)2CO), que é um composto orgânico de origem animal. Com isso, ficou comprovado que as substâncias orgânicas não eram exclusivamente de origem vegetal ou animal, mas também poderiam ser artificiais.

Além disso, ao realizar essa façanha, Wöhler também observou que existia outra substância, o cianato de amônio, que possuía a mesma fórmula molecular que a ureia. Isso possibilitou a introdução de outra parte estudada pela Química Orgânica, a Isomeria, que é um fenômeno que ocorre quando duas ou mais substâncias possuem a mesma fórmula molecular, mas se diferenciam por algum aspecto em sua estrutura ou no arranjo espacial de seus átomos.

Assim, podemos dizer que a Química Orgânica, tal qual a conhecemos hoje, começou com a síntese da ureia, e a sua definição moderna é a seguinte:

Química Orgânica é um ramo da Química que estuda os compostos do carbono.”

Os átomos de carbono conseguem ligar-se de diferentes maneiras, formando cadeias carbônicas muito diversificadas. Por essa razão, foi necessário separar uma área específica de estudo somente para seus compostos.

Esta seção irá ajudá-lo a ver como a Química Orgânica pode ser fascinante, tendo em vista que ela está intimamente relacionada com as nossas vidas. Para você ter uma ideia, em nosso organismo há mais de 60% em massa de compostos orgânicos, que formam lipídios, proteínas e carboidratos. Os compostos do carbono compõem também os combustíveis que utilizamos — como a gasolina e o etanol —, os plásticos, o isopor, muitos produtos de limpeza, explosivos e remédios.

Para facilitar o estudo da Química Orgânica, esta seção foi dividida em subseções: Introdução à Química Orgânica, Grupos Funcionais, Isomeria, Polímeros e Reações Orgânicas. Acesse essas subseções para encontrar artigos que irão direcioná-lo nos seus estudos sobre essa área tão importante.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Curtidas

0

Comentários

0

por Jennifer

07 Oct 2014

Compartilhe: