Classificação dos alcadienos

Você está aqui

Home / Química Orgânica / Grupos Funcionais / Classificação dos alcadienos

As luvas descartáveis são feitas com um alcadieno alternado, o isopreno
As luvas descartáveis são feitas com um alcadieno alternado, o isopreno

Curtidas

0

Comentários

0

por Diogo

Compartilhe:
Por Diogo Dias

Antes de entender a classificação dos alcadienos, é interessante relembrar o que são esses compostos especificamente. Alcadieno é uma subclasse dos hidrocarbonetos em que todos os compostos químicos apresentam cadeias abertas que contêm obrigatoriamente duas ligações duplas entre os carbonos. A fórmula estrutural geral de um alcadieno pode ser resumida da seguinte forma:

Fórmula estrutural geral de um alcadieno qualquer
Fórmula estrutural geral de um alcadieno qualquer

*R é um radical alquila ou hidrogênios.

A classificação de um alcadieno possui como único critério a posição das ligações duplas ao longo da cadeia. Veja quais são os tipos de alcadienos:

a) alcadieno acumulado ou condensado: é o alcadieno em que as duas ligações duplas estão posicionadas entre três átomos de carbono da cadeia. Veja alguns exemplos:

  • Penta-1,2-dieno

Analisando a fórmula estrutural do penta-1,2-dieno, observamos que uma ligação dupla está posicionada entre os carbonos 1 e 2, e a outra está posicionada entre os carbonos 2 e 3. Como não temos nenhuma ligação simples entre as duplas e elas estão entre três carbonos da cadeia, trata-se de um alcadieno acumulado.

  • Hepta-3,4-dieno

Analisando a fórmula estrutural do Hepta-3,4-dieno, observamos que uma ligação dupla está posicionada entre os carbonos 3 e 4, e a outra está posicionada entre os carbonos 4 e 5. Como não temos nenhuma ligação simples entre as duplas e elas estão entre três carbonos da cadeia, trata-se de um alcadieno acumulado.

b) Alcadieno conjugado ou alternado: é o alcadieno que apresenta uma ligação simples posicionada entre as duas duplas ligações. Dessa forma, as duas ligações duplas estão posicionadas entre quatro átomos de carbono da cadeia.

  • Buta-1,3-dieno

Analisando a fórmula estrutural do Buta-1,3-dieno, observamos que uma ligação dupla está posicionada entre os carbonos 1 e 2, e a outra está posicionada entre os carbonos 3 e 4. Como temos uma ligação simples entre as duas duplas, trata-se de um alcadieno alternado.

  • Hexa-2,4-dieno

Analisando a fórmula estrutural do Hexa-2,4-dieno, observamos que uma ligação dupla está posicionada entre os carbonos 2 e 3, e a outra está posicionada entre os carbonos 4 e 5. Como temos uma ligação simples entre as duas duplas, trata-se de um alcadieno alternado.

c) Alcadieno isolado: é o alcadieno que apresenta pelo menos duas ligações simples posicionadas entre as duas duplas ligações. Dessa forma, as duas ligações duplas estão posicionadas entre, no mínimo, cinco átomos de carbono da cadeia.

  • Octa-2,5-dieno

Analisando a fórmula estrutural do Octa-2,5-dieno, observamos que uma ligação dupla está posicionada entre os carbonos 2 e 3, e a outra está posicionada entre os carbonos 5 e 6. Como temos duas ligações simples entre as duas duplas, trata-se de um alcadieno isolado.

  • Penta-1,4-dieno

Analisando a fórmula estrutural do Penta-1,4-dieno, observamos que uma ligação dupla está posicionada entre os carbonos 1 e 2, e a outra está posicionada entre os carbonos 4 e 5. Como temos duas ligações simples entre as duas duplas, trata-se de um alcadieno isolado.


Por Me. Diogo Lopes Dias

Curtidas

0

Comentários

0

por Diogo

Compartilhe: