Grupos Funcionais

Home / Química Orgânica / Grupos Funcionais

Professor indicando grupo funcional de ácidos carboxílicos, uma das funções orgânicas
Professor indicando grupo funcional de ácidos carboxílicos, uma das funções orgânicas

Curtidas

0

Comentários

0

por Jennifer

07 Oct 2014

Compartilhe:

Como o carbono é tetravalente, ele realiza quatro ligações, que podem ser simples, duplas ou triplas. Essas ligações químicas podem estabelecer-se entre átomos de carbono ou entre o carbono e outros átomos, como o hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e enxofre. Assim, o carbono origina os mais diversos compostos orgânicos, que atualmente totalizam mais de 19 milhões.

Assim, para facilitar o estudo de tantos compostos do carbono, eles foram divididos em grupos funcionais ou funções orgânicas. Cada um desses grupos é formado por uma série de compostos que possui comportamento químico semelhante. Esse comportamento é resultado de agrupamentos de átomos que se repetem na estrutura de todos os compostos de um mesmo grupo funcional.

Todos os compostos orgânicos do grupo dos ácidos carboxílicos, por exemplo, possuem o seguinte grupo funcional em sua estrutura: -COOH. Já os álcoois possuem o -OH ligado a um carbono saturado (que realiza somente ligações simples), e assim por diante.

Todas as funções orgânicas estão listadas nas subseções abaixo. Os dois grupos funcionais citados (ácidos carboxílicos e álcoois), por exemplo, poderão ser encontrados na subseção de funções oxigenadas. Além da definição dos grupos funcionais, você encontrará também as propriedades desses compostos, suas origens, formas de obtenção e aplicações no cotidiano.

Esta seção de Grupos Funcionais ajudará na identificação das funções presentes em todos os compostos orgânicos, um assunto bastante cobrado em exames e vestibulares.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Curtidas

0

Comentários

0

por Jennifer

07 Oct 2014

Compartilhe: