Isomeria

Home / Química Orgânica / Isomeria

O ácido lático possui dois isômeros ópticos que são como as mãos, no sentido de serem a imagem especular um do outro (são enantiômeros)
O ácido lático possui dois isômeros ópticos que são como as mãos, no sentido de serem a imagem especular um do outro (são enantiômeros)

Curtidas

0

Comentários

0

por Jennifer

08 Oct 2014

Compartilhe:

A isomeria, um importante ramo da Química Orgânica, refere-se ao estudo de compostos orgânicos (isômeros) que possuem a mesma fórmula molecular, ou seja, suas moléculas possuem os mesmos elementos químicos e na mesma quantidade, porém, diferenciam-se na sua estrutura ou na disposição dos átomos no espaço.

A fórmula C2H6O, por exemplo, pode pertencer tanto a um álcool (H3C-CH2-OH) quanto a um éter (H3C – O – CH3). Viu só? A diferença está no grupo funcional de cada um, por essa razão dizemos que é uma isomeria de função ou isomeria funcional.

Esse é um exemplo de isomeria plana ou constitucional, em que a diferença entre os isômeros pode ser encontrada nas fórmulas estruturais planas. Mas existe também a isomeria espacial ou estereoisomeria, em que os isômeros distinguem-se um do outro pela configuração da molécula, isto é, pelo arranjo espacial de seus átomos.

Saber disso é importante porque uma única mudança na disposição dos átomos dentro da molécula pode afetar todas as propriedades físicas e químicas da substância. Geralmente as enzimas e os hormônios vegetais e animais, por exemplo, possuem atividade biológica somente quando seus átomos estão arrumados em uma estrutura bem definida.

Um resultado drástico de não atentar para isso pode acontecer em medicamentos. Enquanto um isômero é benéfico e trata da doença, o outro isômero, além de não combater o problema, pode ainda trazer malefícios. Foi o caso da talidomida, em que um isômero era usado como tranquilizante e sonífero, mas o outro causava deformações em fetos, sendo, portanto, proibido para grávidas atualmente.

Saiba como ocorre cada uma dessas isomerias lendo os textos a seguir. Bons estudos!


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Curtidas

0

Comentários

0

por Jennifer

08 Oct 2014

Compartilhe: