Polietileno

Você está aqui

Home / Química Orgânica / Polímeros / Polietileno

Materiais feitos de polietileno de baixa densidade*
Materiais feitos de polietileno de baixa densidade*

Curtidas

0

Comentários

0

por Jennifer

Compartilhe:
Por Jennifer Rocha

Os polímeros de adição comum, como o próprio nome indica, são formados pela reação de adição sucessiva de muitos monômeros iguais, formando uma macromolécula. Os monômeros, nesse caso, precisam ter pelo menos uma ligação pi (π), que será quebrada durante a reação de polimerização, para que sejam formadas duas novas ligações sigma (σ), isto é, ligações simples.

Genericamente, temos:

n H2C = CH2 → ... — CH2 — CH2 CH2 — CH2 — CH2 — CH2 — CH2 — CH2 — CH2 — CH2 —...
monômero polímero

As polimerizações por adição geralmente ocorrem com o uso de um catalisador e sob pressão e aquecimento.

Um dos principais exemplos de polímero de adição é o polietileno, que é formado pela adição sucessiva de moléculas de etileno (eteno):


Polimerização do eteno em polietileno

Quando o polímero possui cadeia reta (como no caso acima), ele é denominado de PEAD (polietileno de alta densidade), que é mais rígido e é identificado pelo símbolo de reciclagem com o número 2 no centro.


Símbolo de reciclagem do polietileno de alta densidade

Mas se a cadeia do polietileno possuir ramificações, ele será o PEBD (polietileno de baixa densidade), que é mais macio e flexível. A identificação desse polímero em processos de reciclagem é dada pelo número 4 no centro do símbolo.

O polietileno é o plástico mais usado atualmente. Visto que ele pode ser rígido ou flexível, é barato e possui alta resistência química à umidade, portanto, é amplamente utilizado. Entre as suas aplicações, temos a fabricação de objetos domésticos, garrafas, brinquedos, cortinas, sacolas, revestimentos de fios, cabos, tubos, embalagens de produtos farmacêuticos, películas plásticas e folhas de embalagens de alimentos.

________________

* Créditos editorias da imagem:

Autor: Cjp24/ Extraída de: Wikimedia Commons


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Curtidas

0

Comentários

0

por Jennifer

Compartilhe: