Reações Orgânicas

Home / Química Orgânica / Reações Orgânicas

Ilustração de mecanismos de reações orgânicas
Ilustração de mecanismos de reações orgânicas

Curtidas

0

Comentários

0

por Jennifer

10 Oct 2014

Compartilhe:

Esta seção é dedicada ao estudo das reações orgânicas. Depois que você já aprendeu nas outras seções de Química Orgânica que o carbono é capaz de formar milhões de substâncias bastante diversificadas, agora você verá que essas substâncias também podem reagir entre si, formando um número muito grande de reações químicas.

Porém, a grande maioria dessas reações segue alguns padrões específicos e, por isso, podemos dividir as reações orgânicas em três tipos principais:

* Reações orgânicas de substituição: átomos ou grupos de átomos são substituídos por outros. Por exemplo, nos alcanos e nos aromáticos, um ou mais átomos de hidrogênio podem ser substituídos por halogênios (reação de halogenação), por grupos nitro (NO2) (reação de nitração), por grupos sulfônicos (SO3H) (reação de sulfonação), por um grupo alquila (alquilação), por um grupo acila (acilação) ou pode ocorrer também de o halogênio presente em haletos orgânicos ser substituído pelo grupo (OH) em uma reação de hidrólise alcalina.

* Reações orgânicas de adição: ocorre uma quebra das ligações duplas ou triplas em compostos saturados e é adicionado à molécula um átomo ou grupo de átomos. Por exemplo, podem-se adicionar átomos de hidrogênio (hidrogenação), de halogênios (halogenação), de haletos de hidrogênio ( hidro-halogenação) e de água (hidratação).

Um exemplo importante é a hidrogenação de óleos vegetais, que resulta na formação de gorduras semissólidas ou gorduras vegetais hidrogenadas, como as margarinas.

* Reações orgânicas de eliminação: são aquelas que, partindo-se de um único composto, obtêm-se outros dois, um orgânico e um inorgânico. Um exemplo é a desidratação de álcoois, que, se for intramolecular, formará um alceno e água; mas se for intermolecular, formará um éter e água.

Isso mostra que as reações orgânicas são importantes porque, por meio delas, obtêm-se muitas substâncias desejadas e importantes industrialmente. Além desses exemplos, existe também o caráter ácido-básico em determinadas reações orgânicas, bem como reações de oxirredução envolvendo compostos orgânicos.

Vamos conhecer melhor todas essas reações orgânicas? Então, leia os textos abaixo! Bons estudos!


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Curtidas

0

Comentários

0

por Jennifer

10 Oct 2014

Compartilhe: