TNT

Você está aqui

Home / Química Orgânica / Grupos Funcionais / Funções Nitrogenadas / TNT

A explosão do TNT é causada por uma fagulha elétrica emitida por um dispositivo conectado a esse composto.
A explosão do TNT é causada por uma fagulha elétrica emitida por um dispositivo conectado a esse composto.

Curtidas

0

Comentários

0

por Jennifer

Compartilhe:
Por Jennifer Rocha

TNT é a sigla usada para o composto conhecido como trinitrotolueno, cujo nome oficial é 2-metil-1,3,5-trinitrobenzeno ou 2,4,6-trinitrotolueno. É muito comum em filmes e principalmente em desenhos animados vermos essa sigla em explosivos e em dinamites.

Apesar de o TNT ser sim um explosivo, o composto usado nas dinamites é o TNG, ou nitroglicerina (trinitrato de glicerina ou 1,2,3-trinitroglicerina). Veja sobre ela no texto Nitroglicerina. Ambos (TNT e TNG) são nitrocompostos, ou seja, apresentam o grupo nitro (-NO2) em suas moléculas.

A fórmula do TNT está mostrada a seguir:

 

 


Fórmula estrutural do TNT

Veja que ele possui vários oxigênios em sua molécula, o que favorece a sua combustão. É por isso que ele pode explodir (reação de combustão) facilmente, basta ser submetido a temperaturas de 80ºC ou a uma fagulha elétrica.

A explosão do TNT forma uma nuvem de gases quentes que passa por uma expansão, destruindo tudo que estiver ao redor. Esse explosivo foi desenvolvido no início do século XX, principalmente em função da Primeira Guerra Mundial, para ser usado como arma militar. Porém, o TNT possui amplo uso pacífico. Alguns exemplos são:

  • Em pedreiras e em minas;

  • Na construção de rodovias e ferrovias;

  • Na prospecção sísmica;

  • Na abertura de túneis e canais;

  • No aprofundamento de portos;

  • Em demolições de prédios e outras construções.

O TNT é um sólido cristalino amarelado que é produzido por meio de três nitrações do tolueno. As reações de nitração são reações orgânicas de substituição. Veja a seguir como os hidrogênios do tolueno são substituídos pelos grupos nitro (-NO2) do ácido nítrico:


Reação de trinitração para a obtenção do TNT

O grupo metil (-CH3) do tolueno funciona como um radical ativante, porque ele é orto e para dirigente. Assim, nessa trinitração do tolueno, os grupos nitro substituem os hidrogênios nas posições orto e para. 


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Curtidas

0

Comentários

0

por Jennifer

Compartilhe: