Nomenclatura dos ácidos

A nomenclatura dos ácidos é uma forma sistemática de nomear ácidos clássicos da Química inorgânica.
Três frascos transparentes contendo três ácidos conhecidos, os quais têm um sistema específico de nomenclatura.
Os ácidos inorgânicos mais conhecidos têm um sistema específico de nomenclatura.
Imprimir
Texto:
A+
A-

A nomenclatura dos ácidos é uma forma sistemática de nomear ácidos clássicos da Química inorgânica. Tais substâncias começaram a ser utilizadas muito antes das teorias ácido-base modernas. Assim sendo, a União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac) permite a manutenção de seus nomes e suas regras para construção.

A nomenclatura dos ácidos é utilizada levando-se em conta a presença (ou não) de oxigênio na molécula, bem como sua quantidade, assim como o número de oxidação do elemento central. Os hidrácidos, que não têm oxigênio, têm sufixo -ídrico, enquanto os oxiácidos podem ter o sufixo -oso ou -ico.

Leia também: Como é feita a nomenclatura dos ácidos carboxílicos?

Resumo sobre a nomenclatura dos ácidos

  • A nomenclatura dos ácidos é uma forma sistemática de nomear ácidos clássicos da Química inorgânica.
  • Tais ácidos foram descobertos muito antes das teorias modernas de ácido-base, quando o conceito de ácido ainda remetia a uma classe de compostos.
  • Para se fazer a nomenclatura, deve-se dividir os ácidos em hidrácidos e oxiácidos.
  • Os hidrácidos, que não têm oxigênio em sua estrutura, recebem o sufixo -ídrico.
  • Os oxiácidos, que têm oxigênio em sua estrutura, recebem o sufixo -oso ou -ico, a depender da quantidade de oxigênio presente na estrutura ou número de oxidação do elemento central.

Videoaula sobre nomenclatura dos ácidos

Como é feita a nomenclatura dos ácidos?

A nomenclatura dos ácidos é uma forma sistemática de nomear ácidos clássicos da Química inorgânica. Os ácidos clássicos da Química inorgânica têm regras específicas de nomenclatura, de acordo com a classe em que se encontram. Essa subdivisão em classes se inicia na segunda metade do século XVIII e permanece até hoje, embora o conceito de ácido já tenha sido alterado.

Àquela época, acreditava-se que o oxigênio era um elemento essencial para os ácidos (não à toa o termo oxigênio significa “formador de ácido”), sendo Antoine Lavoisier o criador da tese. Posteriormente, deu-se ao hidrogênio o posto de elemento essencial para os ácidos, com base nos trabalhos de Humphry Davy, Pierre Louis Dulong e, um pouco depois, Justus von Liebig. Assim, surgiram duas classes de ácidos: os hidrácidos, os quais não têm oxigênio, e os oxiácidos, os quais têm.

As regras de nomenclatura para tais compostos datam também dessa época e são mantidas pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac). Por tais regras, esses compostos devem iniciar sua nomenclatura oficial com o termo ácido, sucedido pelo nome do elemento com um sufixo específico, conforme a seguir:

  • -ídrico para os hidrácidos;
  • -oso para os oxiácidos com menor teor de oxigênio (ou menor número de oxidação para o elemento central);
  • -ico para os oxiácidos com maior teor de oxigênio (ou maior número de oxidação para o elemento central).

Importante: Essas regras aplicam-se apenas aos ácidos clássicos da Química inorgânica. Isso porque, com o avanço dos conceitos de ácido (hoje se entende mais ácido como um comportamento químico desenvolvido em uma reação, não como uma substância pertencente a uma classe), novas substâncias foram sendo consideradas, porém não receberam o termo ácido em sua nomenclatura. A Iupac até tem uma nomenclatura sistemática para compostos inorgânicos, que não distingue substâncias em ácidas ou não (tirando, assim, o peso de classe de composto), mas, ainda assim, reconhece que os ácidos clássicos da Química inorgânica são tão comuns e utilizados que a nomenclatura demonstrada a seguir ainda é aceita tranquilamente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nomenclatura dos hidrácidos

Os hidrácidos são espécies ácidas que têm o hidrogênio, mas não a presença do elemento oxigênio em sua constituição. Esses compostos devem iniciar sua nomenclatura oficial com o termo ácido sucedido pelo nome do elemento com o sufixo -ídrico. São exemplos:

  • HCl: ácido clorídrico
  • HF: ácido fluorídrico
  • HI: ácido iodídrico
  • HBr: ácido bromídrico
  • H2S: ácido sulfídrico

Repare, no caso do H2S, que não se deve utilizar o nome enxofre para nomenclatura (não se diz ácido enxofídrico), mas sim utilizar o verbete original em latim, sulfur.

Um caso de hidrácido que chama a atenção é o caso do ácido cianídrico, HCN, uma espécie ácida que tem o ânion composto cianeto (CN).

Nomenclatura dos oxiácidos

Os oxiácidos são as espécies ácidas que, além do hidrogênio, têm o oxigênio em sua constituição. Esses compostos devem iniciar sua nomenclatura oficial com o termo ácido sucedido pelo nome do elemento com o sufixo -oso ou com o sufixo -ico.

Isso ocorre porque, diferentemente dos hidrácidos, um mesmo elemento pode formar mais de um oxiácido, havendo necessidade de diferenciar por meio dos sufixos -oso (quando a espécie tem menor teor de oxigênio ou o elemento central tem menor número de oxidação) e -ico (quando a espécie tem maior teor de oxigênio ou o elemento central tem maior número de oxidação). Caso o elemento só tenha uma única possibilidade de oxiácido, utiliza-se o sufixo -ico para tal. São exemplos:

  • H2CO3: ácido carbônico
  • H3BO3: ácido bórico
  • HNO3: ácido nítrico (o nox do nitrogênio é +5)
  • HNO2: ácido nitroso (o nox do nitrogênio é +3)
  • H3PO4: ácido fosfórico (o nox do fósforo é +5)
  • H3PO3: ácido fosforoso (o nox do fósforo é +3)
  • H2SO4: ácido sulfúrico (o nox do enxofre é +6)
  • H2SO3: ácido sulfuroso (o nox do enxofre é +4)

O ácido fosfórico tem uma questão relacionada ao seu grau de hidratação. O que ocorre é que esse oxiácido pode estar mais ou menos hidratado, dando origem, além da tradicional e mais conhecida H3PO4, às espécies HPO3 e H4P2O7.

O H3PO4 é a forma mais hidratada entre os ácidos fosfóricos, por isso, pode ser chamado de ácido ortofosfórico. Contudo, justamente por ser o mais hidratado (e o mais comum), o prefixo orto- pode ser omitido. Já o HPO3 é obtido por meio da desidratação do H3PO4, sendo conhecido como ácido metafosfórico.

Os elementos do grupo 17 (halogênios) podem formar até quatro oxiácidos, com números de oxidação +1, +3, +5 e +7 para o elemento central (a exceção é o flúor, que só forma uma única espécie). Para diferenciá-los, utiliza-se os prefixos hipo- (quando tem menor teor de oxigênio ou menor número de oxidação do elemento central em relação ao ácido que termina em -oso) e per- (quando tem maior teor de oxigênio ou maior número de oxidação do elemento central em relação ao ácido que termina em -ico).

  • HXO: ácido hipo ...oso, em que X, com número de oxidação igual a +1, pode ser F, Cl, Br ou I.
    • Exemplo: HFO (ácido hipofluoroso); HClO (ácido hipocloroso).
  • HXO2: ácido ...oso, em que X, com número de oxidação igual a +3, pode ser Cl, Br ou I.
    • Exemplo: HClO2 (ácido cloroso); HBrO2 (ácido bromoso).
  • HXO3: ácido ...ico, em que X, com número de oxidação igual a +5, pode ser Cl, Br ou I.
    • Exemplo: HClO3 (ácido clórico); HIO3 (ácido iódico).
  • HXO4: ácido per ...ico, em que X, com número de oxidação igual a +7, pode ser Cl, Br ou I.
    • Exemplo: HClO4 (ácido perclórico).

Acesse também: Como é feita a nomenclatura dos álcoois?

Exercícios resolvidos sobre a nomenclatura dos ácidos

Questão 1

(UPF)

De acordo com imagens do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a fumaça das queimadas que devastam a Amazônia e o Pantanal começou a chegar em meados de setembro de 2021 às regiões Sul e Sudeste do país. Dados do instituto indicam que entre janeiro e agosto deste ano foram registrados 10.153 focos de incêndio no Pantanal – número superior ao total registrado entre 2014 e 2019 (10.048).

O fenômeno da chuva com comportamento ácido é causado por reações químicas que ocorrem entre alguns gases liberados na atmosfera de forma antrópica ou natural e o vapor d’água. Como consequência, há a formação de algumas substâncias de comportamento ácido, como por exemplo: ácido carbônico, ácido sulfúrico, ácido sulfuroso, dentre outros, que conferem pH abaixo de 7,0 à água da chuva.

(Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/chuva-escura-chamaatencao-no-rs-queimada-no-pantanal-pode-ter-causado-fenomeno).

As fórmulas moleculares dos ácidos citados no texto são, respectivamente:

  1. HCO3; H2SO3; HSO2.
  2. H2CO3; H2SO4; H2SO3.
  3. H2CO4; H2SO3; H2SO3.
  4. H2CO3; H2SO3; H2SO4.
  5. H2CO4; H2SO4; H2S.

Resolução:

Alternativa B

O ácido carbônico é o único oxiácido do carbono, apresentando fórmula H2CO3. Nesse ácido, o número de oxidação do carbono é +4.

o ácido sulfúrico e o ácido sulfuroso são os oxiácidos do enxofre, sendo que o sulfúrico é o que tem maior teor de oxigênio, tendo o enxofre nox +6, H2SO4, e o sulfuroso é o que tem menor teor de oxigênio, tendo o enxofre com nox +4, H2SO3.

Questão 2

(Urca) Substâncias oxidantes tem importância fundamental nos processos químicos, umas das substâncias mais oxidantes que existe é a água régia, consiste em uma solução formada por três partes de ácido clorídrico e uma parte de ácido nítrico, sendo uma mistura capaz de atacar o ouro.

As fórmulas das substâncias destacadas são, respectivamente:

  1. Au, HClO3 e HNO3.
  2. HClO3, HNO2 e Au
  3. HClO3, HNO3 e Hg
  4. HCl, HNO3 e Au
  5. HCl, HNO3 e Hg

Resolução:

Alternativa D

O ácido clorídrico é um hidrácido do cloro, sendo representado pela fórmula HCl. Já o ácido nítrico é o oxiácido de nitrogênio com maior teor de nitrogênio, tendo o nox +5 para esse elemento, HNO3. E o ouro é um elemento representado pelo símbolo Au.

Fontes

INTERNATIONAL UNION OF PURE AND APPLIED CHEMISTRY. Nomenclature of Inorganic Chemistry: IUPAC Recommendations 2005. RSC Publishing: Londres, 2005.

DO CANTO, E. L.; LEITE, L. L. C.; CANTO, L. C. Química – na abordagem do cotidiano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2021.

SOUZA, C. R.; SILVA, F. C. Discutindo o contexto das definições de ácido e base. Química Nova na Escola, v. 40, n. 1, p. 14-18, fev. 2018.

Por Stéfano Araújo Novais

Videoaulas


Artigos Relacionados