Gasolina ou etanol: qual é o melhor combustível?

Você está aqui

Gasolina e etanol são combustíveis muito utilizados no dia a dia
Gasolina e etanol são combustíveis muito utilizados no dia a dia

Curtidas

0

Comentários

0

por Diogo

Compartilhe:
Por Diogo Dias

Uma das grandes dúvidas das pessoas que possuem “carros flex” (capazes de utilizar dois tipos de combustíveis) movidos a gasolina e a etanol é: qual desses combustíveis é o melhor?

Para chegar a essa conclusão, devemos conhecer o aspecto termoquímico (quantidade de calor gerado) por esses dois combustíveis, o que está diretamente relacionado com a massa molar de cada uma dessas substâncias, como podemos ver a seguir:

  • Gasolina (C8H18) = 47 KJ/ g ou 1320 Kcal/mol

  • Etanol (C2H6O) = 30 KJ/ g ou 326 Kcal/mol

Vamos supor que você adicione 1 L de etanol (apresenta uma massa igual a 780 g, pois sua densidade é igual a 0,78 g/mL) ou 1 L de gasolina (apresenta uma massa igual a 650 g, pois sua densidade é igual a 0,65 g/mL) no tanque do carro. Qual será a quantidade de energia na forma de calor produzida por cada combustível desse?


Gasolina

A gasolina apresenta uma massa molar igual a 114 g/mol. Para determinar a quantidade de energia produzida por 1 L de gasolina, basta montar a seguinte regra de três:

1 mol de gasolina--------114 g--------------1720 Kcal

1 L de gasolina-----------780 g de gasolina----x Kcal

114.x = 780.1720

114x = 1341600

x = 1341600
        114  

x = 11768,42 Kcal aproximadamente


Etanol

O etanol apresenta uma massa molar igual a 46 g/mol. Para determinar a quantidade de energia produzida por 1 L de etanol, basta montar a seguinte regra de três:

1 mol de etanol--------46 g--------------430 Kcal

1 L de etanol-----------650 g de etanol----x Kcal

46.x = 650.430

46x = 279500

x = 279500
        46  

x = 6076,08 Kcal aproximadamente

Levando em consideração a quantidade energética, a gasolina é um combustível mais eficiente que o etanol, pois, quanto maior a quantidade de energia liberada, mais eficiente é o trabalho do motor, ou seja, melhor é seu desempenho.

Um detalhe interessante é que o motor de um carro quando utiliza o etanol fica mais potente, já que esse combustível suporta uma maior compressão. No entanto, esse aumento de potência e de resistência à compressão eleva o seu consumo, o que ocorre em menor quantidade com a gasolina.

Agora, para dizer qual é o melhor combustível, a quantidade de energia liberada não pode ser o único fator a ser analisado. Devemos analisar ainda os seguintes fatores:


Quantidade de enxofre liberado na atmosfera

A gasolina, assim como os derivados do petróleo, apresenta certo teor de enxofre, o que não ocorre com o etanol. Assim, quando a gasolina é queimada, a reação do enxofre presente nela com o oxigênio produz o dióxido de enxofre:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

S + O2 → SO2

Esse dióxido de enxofre, ao interagir com o gás oxigênio no ar, forma o gás trióxido de enxofre:

SO2 + ½ O2 → SO3

O trióxido de enxofre, ao interagir com o vapor de água no ar, forma o ácido sulfúrico:

SO3 + H2O → H2SO4

Esse ácido precipita-se com a água durante a chuva, ou seja, forma-se uma chuva ácida. Assim sendo, o etanol é um combustível menos poluente.


Quantidade de monóxido e dióxido de carbono liberados na atmosfera

Tanto o etanol quanto a gasolina apresentam na sua composição átomos de carbono e hidrogênio, o que os caracteriza como compostos orgânicos, ou seja, suscetíveis a uma reação de combustão.

Ao sofrer uma combustão, etanol e gasolina produzem os gases dióxido de carbono e água, no caso de uma combustão completa, e monóxido de carbono e água, no caso de uma combustão incompleta.

Veja alguns exemplos dessas reações:

Combustão completa da gasolina

C8H18 + 25/2 O2 → 8 CO2 + 9 H2O

Combustão incompleta do etanol

C2H6O + 2 O2 → 2 CO + 3 H2O

A quantidade de dióxido de carbono e monóxido de carbono produzidos a partir da combustão do etanol é bem menor do que na combustão da gasolina. O etanol, mais uma vez, pode ser considerado um combustível menos poluente.

Vale ressaltar ainda que o etanol é produzido a partir de plantas, as quais são fotossintetizantes, o que auxilia na diminuição da quantidade de gás carbônico na atmosfera.


Capacidade de corrosão

O etanol apresenta certo grau de acidez, o que leva a uma maior corrosão das peças do motor do veículo. Já a gasolina possui um baixo poder de corrosão, bem como tem a capacidade de realizar a limpeza de peças do motor quando este estava sendo utilizado com etanol.


Economia

De forma geral, a eficiência do etanol é menor que a da gasolina, logo, é necessário queimar uma quantidade maior de etanol para ter a mesma eficiência econômica da gasolina.

Assim, como o limite de presença de etanol na gasolina gira em torno de 25% a 27%, o valor do etanol, no posto de combustível, não pode estar acima de 73% do valor da gasolina, pois abaixo desse percentual o uso de etanol é mais vantajoso.

Além disso, a produção do etanol é bem mais em conta que a produção da gasolina.

Curtidas

0

Comentários

0

por Diogo

Compartilhe: