Eletroquímica

Subseção de Eletroquímica com artigos que abordam o estudo das pilhas e baterias, bem como da eletrólise ígnea e aquosa.
As pilhas são dispositivos desenvolvidos graças aos estudos da Eletroquímica
As pilhas são dispositivos desenvolvidos graças aos estudos da Eletroquímica
Imprimir
Texto:
A+
A-

A Eletroquímica estuda a relação entre a eletricidade e as reações químicas que ocorrem com transferência de elétrons.

Essa área de estudos divide-se em dois ramos principais:

1- O estudo das pilhas e baterias: Nesse caso, a energia química é convertida em energia elétrica, ou seja, nesses dispositivos, são colocadas espécies químicas para reagirem espontaneamente, havendo transferência de elétrons entre elas. Uma espécie sofre redução, e a outra, oxidação. Essa transferência de elétrons é aproveitada para gerar corrente elétrica, que faz alguns equipamentos elétricos funcionarem.

Já imaginou como seria a vida hoje sem as pilhas e as baterias? Pense nas baterias dos automóveis e nas baterias dos celulares, ambas recarregáveis. Por que elas podem ser recarregadas, enquanto as pilhas comuns (pilha seca de Leclanché) e as alcalinas não podem? Qual a diferença entre pilhas e baterias?

Alguns artigos desta subseção respondem a essas questões. Leia-os e veja como a Eletroquímica contribuiu e continua contribuindo para o desenvolvimento de pilhas e baterias cada vez mais seguras e eficientes. Veja também alguns perigos que o descarte incorreto de determinadas pilhas pode causar ao meio ambiente.

2- O estudo da eletrólise: Esse é um processo inverso ao que ocorre nas pilhas e baterias, ou seja, a energia elétrica é transformada em energia química de uma forma não espontânea. Isso é feito quando se passa corrente elétrica por um sistema líquido que possui íons dissolvidos, produzindo reações de oxirredução.

Existem dois tipos de eletrólise, a eletrólise ígnea e a eletrólise aquosa. Ambas são muito utilizadas em nossa sociedade, como é o caso das substâncias simples que não são encontradas na natureza.

Conheça essas e outras aplicações da eletrólise por meio dos artigos selecionados especialmente para esta subseção de Eletroquímica.

Bons estudos!

Por Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Videoaulas